quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Amizade

Eu já sabia o quanto ela tinha razão nas afirmações que me fez. Mas foi hoje que percebi na pele o que ela disse.

Quando agente é criança, acredita que amizade é se ver todo dia, participar efetivamente da vida um do outro, brincar junto na rua. Mas eis que um dia, agente cresce!

E percebe que a amizade, quando verdadeira, pode sobreviver, mesmo de longe. Hoje em dia, nossa amizade é ainda tão viva quanto naquela época. Atualmente, nos encontramos fisicamente no máximo duas vezes por ano, mas ainda sim, somos grandes amigas.

E isso se estende a todos os outros. Somos todos amigos que se encontram sazonalmente, quando então conversamos sobre amenidades e queremos saber das vidas uns dos outros "resumidamente" (nas palavras dela). E ainda assim, é muito bom!

Saímos em turmas, com uma sede de aproveitar cada instante juntos, muitas vezes, como se o mundo fosse acabar. Conversamos, brincamos, contamos "causos" durante horas (que parecem passar mais rápido do que deveriam) , relembramos da época em que nos víamos todos os dias naquela escola que tanto nos ensinou, e os assuntos ainda não faltam, nunca!

São algumas horas apenas. Mas que são esperadas durante o ano todo. E o que mais impressiona é que percebemos que a nossa cumplicidade, o carinho, a intimidade, não se perderam com tempo. Passamos meses sem nos vermos, e eis que na hora do reencontro, parece que foi ontem. E assim, os anos vão passando. E agente só percebe olhando nas fotografias. Ou mesmo naquele "puxa, já se foram quatro anos" que agente escuta no outro canto da mesa.

Somos nós mesmos, mas não somos os mesmos. Mudam-se os sonhos, as metas, os ideais, até as crenças. Mas ainda somos amigos!

Saudosismos, risos, "causos", as velhas intrigas, comentários, mais risos, uma cervejinha, um alô... e lá vamos nós de novo, cada um para a sua vidinha, sabendo que na estação que vem, tem mais!

E como eu gosto de dizer, amizade não se agradece, se cultiva! Então, esse post é uma homenagem a vocês, meus amigos...
Meus amigos de encontros sazonais, mas de amizades reais! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário