sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Falar consigo

Está tudo lá, onde você deixou, você mesmo sabe já que foi você quem falou. Mas esqueceu... Por um tempo, ou fugiu. São tantos fragmentos de pensamentos, que tem horas em que só o que se quer, é fugir, partir, seguir.
Somos o todo, mas também a parte. Cada uma delas. Cada pedaço de passado, cada segundo de presente e cada possibilidade de futuro.
Está tudo lá, todas as respostas, tudo. É só olhar..
Autoconhecimento? hunf! Mais fácil dizer que fazer..

O que lhe dá prazer até um macaco sabe dizer, mas se conhecer de verdade, requer muito mais transpiração que isso. Entender o quão complexo se é de verdade, encarar seus fantasmas, abraçar seus medos, e ouvir seus próprios conselhos. Aceitar seus defeitos, ouvir seus segredos, realçar suas qualidades, sem falsa modéstia, se aceitar... como se é. Sem se esconder em máscaras. Sejam elas feitas de casas novas, carros importados, livros, namorados, roupas caras ou não, jóias douradas, uma humildade fingida, ou uma sóbria embriaguez, quaisquer outras que lhe caiba usar... Se escondendo atrás das críticas feitas com falsos elogios, apontar o dedo pro vizinho, desviar a atenção de si para o funcionário atrasado. Justificar suas falhas apenas porque o outro falha mais, mente mais, suga mais, chora mais ou menos...

Olhe-se no espelho, veja tudo que está lá. Nem sempre é bonito, mas sempre beleza há. Hoje olhei para mim, e sorri. Não pelo que vi no espelho, mas pelo que estava atrás de um olhar um pouco vazio, havia luz. E reencontrei, e foi tão nítido e tão real, que é melhor lhes alertar... Saiam de óculos pelas ruas, estou hoje a brilhar como sempre, como nunca, mais ontem, menos que amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário