sexta-feira, 6 de maio de 2011

Drinque da Semana (13)

Eu diria que esta foi uma semana cheia de acontecimentos. Houve comemorações por uma morte, tristeza de alguns torcedores, luta por preços mais justos, mais uma batalha vencida pelos homossexuais... Enfim, uma semana cheia.


E eis que chega a sexta-feira e com ela, o nosso drinque semanal.
O coquetel que escolhi para hoje é brasileiríssimo, a famosa caipirinha.

Existem várias teorias acerca de sua origem, uma delas diz que o tradicional coquetel originou-se na época do Brasil escravocrata. Dizem que os escravos costumavam beber uma mistura de garapa ou cachaça com suco de frutas.O mais usado seria o suco de limão, e essa bebida seria, então, a precursora da Caipirinha.
Há também quem diga que o drinque tenha nascido no interior de São Paulo como remédio contra a gripe. E era uma bebida à base de limão-galego, mel e alho.
Mas...
Independente da origem, sabemos que é deliciosa!

Caipirinha

Ingredientes:
- 1 limão
- 1 dose de cachaça
- 2 colheres de açúcar
- gelo

Preparo:

Parta os limões em 4, e retire as sementes e o miolo (aquela parte branca; é isso que pode amargar a bebida, por isso é importante que se retire essa parte).
Coloque na coqueteleira, acrescente o açúcar e soque um pouco. Então, acrescente a cachaça e o gelo. Agite bem! Enfeite o copo com rodelas de limão. Aproveite!

Meu toque pessoal: gosto de colocar uma dose de água, para que o açúcar não se sobressaia tanto no gosto!

Um comentário:

  1. Hummmm... que delicia... sem duvida `e a melhor bebida pra um calorzinho...
    Saudades do meu Brasil!
    Grande beijo Su!
    Luiza

    ResponderExcluir